O projeto Terceira Idade, tem como Coordenador Geral o Prof. Dr. Geraldo Busatto Filho que assumiu a coordenadoria do grupo após o falecimento do Prof. Dr. Cássio Machado de Campos Bottino em 2016.
O PROTER foi fundado em janeiro de 1994 como um grupo de pesquisa na área de saúde mental de idosos.
A partir de 1995, as atividades do grupo foram ampliadas com a criação do Ambulatório Assistencial Didática para expandir o atendimento e permitir o treinamento em serviço de médicos residentes. Em 1996, começou a funcionar a Clínica de Memória do PROTER, prestando atendimento multidisciplinar a pacientes de qualquer faixa etária que procuravam o Instituto de Psiquiatria com queixas relacionadas às funções cognitivas. Em 2003, iniciamos as atividades assistenciais no ambulatório de demências. Os objetivos deste ambulatório eram: Diagnóstico diferencial e precoce de demência, seguimento longitudinal de pacientes com comprometimento cognitivo leve, investigação de fatores de risco para demência, desenvolvimento de instrumentos para auxiliar no diagnóstico clínico, tratamento medicamentoso, reabilitação cognitiva e orientação familiar. Os pacientes são avaliados através desses instrumentos, sendo feita a investigação para demência, com solicitação de exames laboratoriais e de neuroimagem. Em seguida, todos os casos são discutidos em reuniões semanais pela equipe, para definir os diagnósticos sindrômicos e etiológicos, e a conduta mais adequada para cada paciente. Os pacientes são acompanhados para se avaliar a resposta ao tratamento com os inibidores das colinesterases, e desde 2007, este seguimento foi sistematizado, para permitir o estudo de fatores associados à resposta ao tratamento.
Os objetivos do PROTER são, principalmente, promover pesquisa na área de saúde mental do idoso, treinar profissionais médicos e não médicos para atividades assistenciais e de pesquisa na área de saúde mental de idosos, oferecer atendimento e tratamento na área de saúde mental a pacientes com mais de 60 anos de idade, treinamento e supervisão de residentes do Instituto de Psiquiatria do HC da FMUSP no atendimento clínico de pacientes idosos do ambulatório e enfermaria e, finalmente, promover difusão de informação sobre temas associados à área de saúde mental do idoso, mediante a organização de cursos científicos.
O PROTER promove pesquisa clínica na área de saúde mental do idoso (demências, alcoolismo, transtornos psicóticos, transtornos depressivos e ansiosos), incluindo neuropsiquiatria clínica, neuroimagem, neuropsicologia, genética, epidemiologia, ensaios clínicos, psicoterapia e atenção a cuidadores.
A equipe atual do PROTER é constituída por médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, pós-graduandos, além dos coordenadores.
O ambulatório didático do PROTER vem recebendo residentes do segundo ano e terceiro ano do IPq e de outros Estados Brasileiros e da América dos Sul.
Bom dia, quem fala é a médica psiquiatra Sonia E. Zevallos Bustamante, tive o enorme prazer de fazer o estágio na psicogeriatría e o mestrado sob a orientacao do Professor Cássio Bottino, do ano 1999 ao 2003, lamentavelmente acabei de saber do seu falecimento, com o qual faco extensao das minhas condolencias para o PROTER. . Atualmente trabalho no Instituto Nacional de Saúde Mental do Perú, na chefía do departamento de psicogeriatría e pela presente, gostaría de saber se existe a possibilidade de recomendar um estágio para un dos meus residentes do Perú que gostearía de se aperfeicoar nesta área no PROTER, conhecedores da excelencia em pesquisa e formacao de profissionais sob a sua direcao. Na espera de sua amavel resposta, fico de voces, gratamente
Sonia Zevallos Bustamante
Prezada Dra. Sônia, infelizmente tivemos este triste acontecimento no PROTER. A perda do Prof. Cássio foi muito grande, mas todos do Proter seguem adiante com o seu maior amor, a Psicogeriatria! Ficamos felizes pelo seu contato e parceria. Para interesses de estágios no Proter, devem entrar em contato no Departamento de Psiquiatria através do número 55+11 26617898 e falar com a Fátima Pina e ou pelo email [email protected]. Ela fornecerá todos os caminhos para apoio do estágio de alunos de fora do Brasil.
Um forte abraço.
Equipe PROTER
Boa tarde, sou estudante do 5º ano de psicologia na Faculdade Católica de Santos, e gostaria de saber se aceitam voluntários.
Obrigada!
Gostaria de participar do grupo de profissionais voluntários com oficinas de Rehabilitaçao cognitiva
Sou geriatra gerentologa e faço na atualidade rehabilitacao em Neuropsicologia meu e-mail é
[email protected]
Estudante do 3° semestre, de Bacharelado em Enfermagem, quero me inscrever para as palestras de 2019, cuidados com idosos demenciados.
As palestras são educativas para o público leigo, sem intuito acadêmico e técnico. Estamos direcionando as palestras para a população que tenha um familiar ou um cuidador não profissional para aprender a lidar com o dia a dia desta patologia.